Manual do Professor - Moodle

O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a realização de cursos e disciplinas a distância ou apoio para atividades presenciais. É desenhado de forma modular e permite uma grande flexibilidade para configurar, adicionar ou remover funcionalidades, sendo adequado para cursos totalmente on-line, bem como, para apoio a um curso ou disciplina presencial. Maiores informações sobre a filosofia de desenvolvimento do Moodle podem ser obtidas através do endereço: http://moodle.org

Este tutorial foi construído a fim de apresentar, primeiramente, os procedimentos que o professor deve realizar para a utilização da plataforma Moodle, bem como, descrever as funcionalidades disponibilizadas, procurando orientar o professor na criação e configuração do seu curso ou disciplina.

Este manual é um compêndio de informações sobre o Moodle, reunidas de diferentes fontes entre os quais Moodle, PUCRS, UNESP, UFRGS, IF FARROUPILHA.

Em desenvolvimento.

9. Categoria de notas

Como visto no item Notas, por uma questão de organização, o professor pode separar as notas que os alunos tiveram nas atividades em diferentes módulos ou disciplinas de um mesmo período do curso. Para este tipo de organização o Moodle oferece criar categorias para notas. Vá até Configurações dentro da opção Notas.

A tela abaixo será carregada:

Para criar uma categoria, clique no botão Adicionar categoria (imagem acima), localizado abaixo do quadro de atividades.

No formulário (imagem abaixo), insira um nome para a categoria e o tipo de nota. No caso de uma disciplina ou módulo, insira o nome da mesma para facilitar a identificação pelos alunos. Para finalizar clique no link SALVAR MUDANÇAS.


O próximo passo é criar categorias de atividades, onde através dessas categorias o professor poderá calcular a média de cada atividade. O professor deve preencher o formulário de configuração de uma categoria.

  • Nome da categoria: O nome é de livre escolha do professor (ex: catquestionário, catfórum, categoria trabalhos, categoria provas, etc.)
  • Tipo de agregação: É como será calculado a nota final. Utilizar média ponderada.

Em deixe desmarcada a opção “agregar somente notas dadas”. Assim as atividades não realizadas pelos alunos também entram no cálculo da média.

Após o preenchimento do formulário, clique no link SALVAR MUDANÇAS. Repita o procedimento para criar as outras categorias.


ATRIBUINDO PESOS ÀS ATIVIDADES NO MOODLE

Por exemplo, o professor possui três tipos de atividades na sua disciplina e quer atribuir pesos diferentes na nota final do aluno. Fórum: peso 20; Envio de arquivo: peso 20 e Questionário: peso 60.

Neste caso, o professor terá que criar três categorias: a categoria FÓRUM, a categoria ENVIO DE ARQUIVO e a categoria QUESTIONÁRIO.

COMO ADICIONAR AS ATIVIDADES NAS CATEGORIAS CRIADAS?

Após a criação das categorias, o próximo passo é adicionar as atividades para as suas respectivas categorias: Ex: ao criar um fórum, o professor terá que incluí-lo na categoria criada para ele e assim por diante.

Dentro do formulário de cada atividade do Moodle existe a opção CATEGORIA DE NOTA, e para mover uma determinada atividade para a sua respectiva categoria basta selecionar o nome da categoria:


Para conferir se a atividade está de fato na categoria, o professor volta ao quadro de notas “visão simples” e procura pela atividade:



ADICIONANDO PESOS ÀS CATEGORIAS

Agora chegou o momento que vamos colocar os pesos nas categorias.


Para entender melhor, como foi realizada a configuração de pesos, a parte selecionada em vermelho é onde o professor determina o peso de cada atividade com base no total de cada categoria. Lembrando que deve ser dado um peso para cada categoria.