Manual do Professor - Moodle

O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a realização de cursos e disciplinas a distância ou apoio para atividades presenciais. É desenhado de forma modular e permite uma grande flexibilidade para configurar, adicionar ou remover funcionalidades, sendo adequado para cursos totalmente on-line, bem como, para apoio a um curso ou disciplina presencial. Maiores informações sobre a filosofia de desenvolvimento do Moodle podem ser obtidas através do endereço: http://moodle.org

Este tutorial foi construído a fim de apresentar, primeiramente, os procedimentos que o professor deve realizar para a utilização da plataforma Moodle, bem como, descrever as funcionalidades disponibilizadas, procurando orientar o professor na criação e configuração do seu curso ou disciplina.

Este manual é um compêndio de informações sobre o Moodle, reunidas de diferentes fontes entre os quais Moodle, PUCRS, UNESP, UFRGS, IF FARROUPILHA.

Em desenvolvimento.

7. Relatórios do curso

Os Relatórios são ferramentas que possibilitam o acompanhamento do percurso dos alunos ao longo de um curso/disciplina. Os relatórios apresentam diversas opções de filtros, como por exemplo, relatório de todos os alunos e seus acessos em todas as atividades da disciplina, ou então dados de um aluno em uma única atividade.

Os Relatórios podem ser acessados pelo professor através do bloco Administração do curso, que está acessível através do ícone engrenagem, no canto superior direito da área de trabalho do curso. Logo após clique na opção Mais... Serão exibidas as seguintes opções de relatórios:



LOGS

Esta opção de relatório permite obter os dados de um aluno em uma ou mais atividades/recursos da disciplina/curso. Para isto, é necessário selecionar os campos indicados:


  • selecione o curso/disciplina em que deseja obter os dados, o qual já vem preenchido.
  • Indique o grupo que deseja obter os dados.
  • Selecione Todos participantes para obter relatório de todos os participantes da disciplina/curso ou selecione um nome específico.
  • Selecione a data na qual deseja obter os dados do relatório.
  • Selecione Todas as atividades ou uma atividade específica para obter os relatórios.
  • Você pode optar por Mostrar na página ou então gerar um relatório nos formatos para download em Text, ODS e Excel.

Selecionando a opção Mostrar na Página, o professor visualizará o histórico das ações do participante, organizado em colunas, incluindo hora da ação e o endereço de IP do computador.

LOGS ATIVOS

Este relatório permite obter, em tempo real, uma lista de acessos aos recursos/atividades disponíveis na área de trabalho da disciplina/curso. Ao clicar em “Logs ativos” serão exibidos, em uma nova janela, os dados dos acessos que estejam ocorrendo no exato momento, incluindo hora da ação, descrição da ação, nome completo do participante e IP do computador. Exemplo:



ATIVIDADE DO CURSO

Este tipo de relatório permite obter um histórico das visualizações realizadas em cada uma das atividades existentes em seu curso/disciplina por todos os participantes. O relatório está organizado nas seguintes colunas: atividade (nome da atividade), visualizações (número de visualizações da atividade), mensagens do blog relacionadas (com a atividade) e o último acesso realizado na atividade. As informações são processadas desde o período em que o curso/disciplina foi aberto no Moodle.



PARTICIPAÇÃO DO CURSO

O relatório de Participação do curso permite obter um histórico das participações dos participantes em uma atividade ou recurso do curso/disciplina. Para isto, é necessário preencher as seguintes opções:


  • Módulo de atividades: seleciona a atividade que o professor deseja obter o relatório, ou seja, qual o recurso/atividade.
  • Ver últimos: você deve selecionar a quantidade de dias em que deseja obter o relatório.
  • Mostrar só: o professor pode optar por exibir apenas os dados dos alunos ou os do professor.
  • Mostrar ações: o professor pode escolher entre as ações dos participantes que deseja incluir no relatório.

Existem três possibilidades: Todas as ações; Ver (apresenta o número de vezes que os participantes visualizaram cada atividade/recurso) e Mensagem (apresenta o número de mensagens acrescentadas nas atividades como, por exemplo, um Fórum).

Após ter selecionado as opções de dados do relatório, o professor deverá clicar no botão "Vai" para que seja exibido o relatório. Com o quadro de participantes, o professor poderá selecionar um ou mais usuários da coluna e enviar uma mensagem.

COMPETÊNCIAS

Apresenta as competências do curso evidenciadas pelos estudantes.