Adicionando Atividades

Atividades são conteúdos pedagógicos interativos que o professor disponibiliza aos alunos na página principal do curso. Podem ser fóruns de discussão, questionários, lições, trabalhos, entre outras.

As Atividades proporcionam a interação dos alunos: com os seus colegas, com o professor, com os conteúdos pedagógicos, e com o sistema de gestão de aprendizagem.

O professor poderá recorrer às Atividades para, por exemplo, disponibilizar o enunciado de um trabalho prático e publicar a avaliação dos trabalhos submetidos pelos alunos, para submeter os mesmos a um questionário de avaliação de conhecimentos, atribuir a nota e dar feedback imediato, ou até para disponibilizar um Fórum de Dúvidas sobre um determinado tópico.

Quase todas as atividades possibilitam avaliação e podem contribuir para a nota final obtida pelo aluno no curso.

Atividades no Moodle

Os tipos de Atividades que o Professor habitualmente mais cria são os seguintes:

Fórum: É como um ambiente de discussão onde o professor e os alunos podem publicar e responder a mensagens;

Questionário: Teste online com perguntas que permitem feedback e avaliação automáticas;

Tarefa: Permite que os alunos submetam arquivos ou textos para avaliação do professor;

Lição: Exibe um conjunto de páginas com conteúdos pedagógicos, podendo seguir uma sequência não linear, determinada em função das ações e desempenho do aluno.


Cada atividade possui configurações específicas e uma vez aplicadas podem influenciar diretamente nos resultados da aprendizagem.

Novas funcionalidades podem ser  acrescentadas à sua plataforma EAD.

Veja aqui como adicionar atividades no Moodle


Próximo Guia